
8 dicas para abrir um escritório de contabilidade
Compartilhar
Quando estamos no ensino médio muitas dúvidas surgem na nossa cabeça: qual carreira seguir? Será que vou me identificar com o tema daqui 5/10/30 anos? E se eu me arrepender? E por aí vai…
Então, você finalmente escolhe o curso da sua vida, passa perrengues durante a faculdade mas também evolui muito teoricamente, o momento da formatura se aproxima e mais uma vez surgem questões: O que vou fazer agora? Trabalho para alguém? Abro meu próprio negócio? Que caminho seguir?
Hoje trouxemos 8 dicas para abrir um escritório de contabilidade, seja para você que acabou de se formar, para você que está cansado de ser funcionário ou até mesmo para quem se interessa pela área e pensa em seguir carreira um dia.
1. Monte um plano de negócios
Tudo começa pelo planejamento.
O primeiro passo com certeza é montar um plano de negócios. Ele te dará um norte nessa nova empreitada.
Provavelmente, você menciona o plano de negócios como um conselho para futuros empresários, certo?
Então, para se tornar um empresário contábil, você também não pode deixar de lado esse valioso documento.
É nessa etapa que você precisa responder qual será realmente o negócio que irá iniciar. Isso inclui planejar:
- Quais serviços irá prestar;
- Se o escritório será generalista ou escolherá uma segmentação;
- Qual será o seu público-alvo;
- Em qual diferencial você irá apostar para vencer a concorrência;
- Qual a viabilidade da sua proposta de empresa no mercado atual;
- Qual a necessidade de investimento inicial e sua capacidade de atendê-la.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disponibiliza um guia completo que ensina a fazer um bom plano de negócios.
Vale lembrar que, embora o plano de negócios seja fundamental para montar um escritório de contabilidade, essa ferramenta é importante também para planejar o crescimento da empresa.
2. Faça uma pesquisa de mercado
É claro que você precisará realizar uma pesquisa de mercado, já que necessita conhecer bem o terreno onde irá pisar, certo?
Abrir um escritório não pode ser uma aventura, e você não precisa correr o risco de ser apenas mais um na multidão.
A pesquisa de mercado ajuda a identificar as oportunidades e riscos do mercado, as necessidades do cliente, as estratégias utilizadas pelos concorrentes e a ter uma visão mais geral da área.
Por isso, esse instrumento é obrigatório antes de montar um escritório contábil.
3. Faça um planejamento financeiro
O planejamento financeiro aponta para as diretrizes que tornarão o seu negócio rentável em longo prazo, com fluxo de caixa sustentável e possibilidade de investimentos financeiros.
Há diferentes ferramentas que você pode utilizar para fazer o planejamento: análise SWOT, 5W2H e ciclo PDCA, por exemplo.
4. Faça um checklist
Como as burocracias são muitas, faça um checklist para regularizar a sua atuação junto a todos os órgãos, sejam eles municipais, estaduais ou federais.
Por isso, a dica é entrar em contato com os órgãos relacionados à atividade: Junta Comercial, prefeitura, Secretarias da Receita Federal e Estadual.
Procure também os sindicatos e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para receber apoio totalmente voltado às suas necessidades.
5. Defina sua localização
Um escritório contábil não se beneficia da instalação em um shopping, tampouco em uma zona rural, você concorda?
A localização depende muito do público que espera atingir. Mas como regra básica, o contador não deve estar muito distante dos centros comerciais, para que possa ser acessado com facilidade por novos e antigos clientes.
Ao definir sua localização, considere também a necessidade de deslocamento, tanto para atendimento a empresas em suas sedes quanto para visitas a órgãos oficiais, como secretarias da Fazenda, delegacias da Receita Federal e Junta Comercial.
Quanto menos tempo perder nessas tarefas, melhor.
6. Pense no espaço que você precisa
Outro aspecto importante que acaba afetando a escolha do local para instalar o seu escritório está na estrutura que você pretende montar para ele.
No seu plano de negócios, você deve ter chegado a um número ideal de clientes que espera atender no mercado no qual irá atuar, certo?
Essa informação dará embasamento para definir o porte da sua empresa.
O próprio tipo de serviço que irá prestar influencia na necessidade ou não de delimitação de espaços, contratação de funcionários e aquisição de equipamentos, por exemplo.
É interessante prever ao menos uma recepção, uma sala para reuniões e uma sala para cada contador, já que as atividades demandam foco e concentração.
Se você optar por um sistema informatizado e seus clientes integrarem informações com o escritório por meio da tecnologia, poupará espaço, pois dispensa a reserva de uma sala exclusiva para armazenamento de documentos em papel.
7. Foque na qualidade dos serviços de contabilidade
É bastante provável que você inicie seu escritório sedento por clientes. Afinal, quanto mais, melhor, certo?
Nem sempre é assim que funciona.
Quando o assunto é construir um negócio sólido, você precisa conhecer a sua real capacidade de atendimento, dentro de um padrão mínimo de qualidade dos serviços de contabilidade.
A concentração em quantidade de clientes não demora a sobrecarregar a demanda de trabalho e ela pode ser pesada, abreviando a sua jornada pelo empreendedorismo.
A melhor forma de crescer, sem dúvidas, é conquistando o cliente com soluções eficientes, o que passa por agilidade, qualidade e preço justo.
8. Elabore uma estratégia de marketing
Desde os primeiros passos do seu escritório e durante toda a existência dele, é preciso se preocupar com a divulgação do negócio.
Em outras palavras, você precisa ter uma estratégia de marketing, por mais que tenha resistência ao tema.
Esse não é um gasto desnecessário, afinal, se não houver divulgação planejada, como atrair clientes?
O sucesso de uma campanha de marketing depende do foco na persona, que nada mais é do que um retrato fiel do seu público-alvo.
É preciso saber como ele gosta de ser acessado para que o investimento tenha o melhor retorno possível.
Agora que você já pegou as melhores dicas para abrir o seu escritório de contabilidade, que tal conhecer mais sobre a Contabiliza Express? Uma empresa que veio para inovar a contabilidade e fazer ela 100% digital.
Sobre a Contabiliza Express
A Contabiliza Express foi fundada e pensada para a necessidade contábil de pequenos e médios negócios que precisam de um contador sem as burocracias de uma contabilidade tradicional.
Possuímos um sistema 100% online e digital que garante praticidade e facilidade nos processos contábeis de empresas como a sua!
Contamos com diversos planos com valores acessíveis e que cabem no orçamento da sua empresa.
Saia já da burocracia e venha ser Express você também.